Alphabet, controladora do Google, corta 6% de sua força de trabalho, impactando 12.000 pessoas

Paul Sawers @ psawers 

Google anuncia demissão de 12 mil funcionários

A Alphabet, controladora do Google, anunciou que está cortando cerca de 6% de sua força de trabalho global.

Em carta aberta publicada pelo CEO do Google e da Alphabet, Sundar Pichai, a narrativa seguiu uma trajetória semelhante à de outras empresas que reduziram o tamanho nos últimos meses, observando que a empresa havia “contratado por uma realidade econômica diferente” do que enfrenta hoje. .

Simplificando, ela reforçou sua força de trabalho durante os tempos de boom digital impulsionados pela pandemia, mas agora está tendo que reverter o curso à medida que o mundo reduz seus gastos diante dos ventos econômicos contrários.

“Fizemos uma revisão rigorosa em todas as áreas e funções do produto para garantir que nosso pessoal e funções estejam alinhados com nossas maiores prioridades como empresa”, escreveu Pichai, acrescentando que as demissões afetarão as unidades da Alphabet, não apenas do Google, e que todas as regiões e áreas de produtos serão afetadas.

As grandes demissões da Big Tech

A notícia significa que quatro das cinco chamadas “ grandes empresas de tecnologia ” já anunciaram demissões significativas nos últimos meses, com a Apple sendo a única das cinco grandes gigantes da tecnologia dos EUA a não anunciar demissões até o momento.

De fato, no início desta semana, a Microsoft  anunciou 10.000 cortes de empregos , afetando quase 5% de sua força de trabalho, que se seguiram à decisão da Amazon de cortar 18.000 empregos , ou 1,2% de seu quadro de funcionários global. Enquanto isso, a Meta, controladora do Facebook, revelou 11.000 demissões em novembro, atingindo 13% de sua força de trabalho.

Outras gigantes da tecnologia que anunciaram demissões significativas nos últimos tempos incluem a gigante do software empresarial Salesforce, que confirmou que estava cortando 10% de sua força de trabalho na virada do ano, impactando mais de 7.000 funcionários.

Vale a pena notar que a Alphabet não foi imune a reduções de tamanho até agora. Sua filial de software de robôs Intrinsic anunciou que estava demitindo 40 trabalhadores na semana passada, o que equivale a 20% de seu quadro de funcionários, enquanto sua subsidiária de ciências biológicas Verily reduziu em 15%, representando cerca de 240 pessoas.

Mas o anúncio de hoje fará com que cerca de 12.000 cargos em todo o mundo na empresa desapareçam.

Em termos de indenização, o que a Alphabet está oferecendo aos funcionários dos EUA parece decente à primeira vista. A empresa disse que os pacotes “começarão com” 16 semanas de salário, mais duas semanas adicionais para cada ano trabalhado, enquanto serão pagos integralmente por todo o período de notificação, que é de no mínimo 60 dias. Além disso, comprometeu-se a pagar todos os bônus pendentes de 2022 e férias não utilizadas, com assistência médica de 6 meses e serviços de suporte adicionais disponíveis.

Fora dos EUA, Pichai simplesmente disse que a empresa “apoiaria os funcionários de acordo com as práticas locais”.

Apesar das demissões, Pichai fez questão de dar uma guinada positiva nos acontecimentos, dizendo que coisas boas podem surgir em tempos difíceis.

“Como uma empresa de quase 25 anos, estamos fadados a passar por ciclos econômicos difíceis”, escreveu ele. “Estes são momentos importantes para aprimorar nosso foco, reestruturar nossa base de custos e direcionar nosso talento e capital para nossas maiores prioridades.”

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.