
Tijolos cinza claro revestem esta residência compacta com um pátio nos arredores de Montreal , projetado pelo estúdio de arquitetura local Dupont Blouin.
O MI-2 Residence está localizado em Laval, uma ilha suburbana ao norte de Montreal, separada da cidade pelo Prairies River. Embora agora faça parte da Grande Montreal, a ilha se desenvolveu inicialmente como um refúgio de férias da cidade.
“De tamanho modesto, esta casa em estilo bangalô é inspirada no vernáculo da arquitetura Laval em uma época em que a ilha servia como local de férias”, disse Dupont Blouin , uma empresa liderada pelos arquitetos Marie-Josée Dupont e Olivier Blouin.
A casa baixa foi concluída em março de 2022 e abrange 1.850 pés quadrados (265 metros quadrados). É uma das três casas de alvenaria que fazem um “tríptico” concluído nas proximidades pelo estúdio.
O edifício é encimado por um telhado levemente inclinado e fica perto de casas de ambos os lados.
“Para compensar a natureza pouco atraente do terreno e a falta de privacidade, [conseguimos] compor uma arquitetura envolvente e pacífica”, disse o estúdio.
Uma pequena alcova na frente do edifício marca a entrada, proporcionando uma área protegida da forte neve do inverno.
Há uma pequena sala de lama logo na entrada, que os arquitetos terminaram em um colorido tijolinho nas paredes e pisos. Esse patamar, que também leva à garagem, fica alguns degraus abaixo do restante da casa.
Alguns degraus acima, a cozinha e a sala de jantar têm uma paleta muito mais minimalista.
“Pisos de carvalho branco, paredes brancas e azulejos de cerâmica cinza claro vestem a residência com simplicidade e minimalismo para interiores luminosos e confortáveis”, disse Dupont Blouin.
No lado sul da casa, os arquitetos esculpiram um pequeno pátio, que é visualmente protegido da rua por uma parede de tijolos estampada.
Três grandes portas de vidro deslizantes ao redor do pátio ajudam a trazer mais luz ao centro da casa sem comprometer a privacidade.
“O pátio interior nasce do vazio criado entre a fachada frontal e a sala de estar”, explicou Dupont Blouin.
“O pátio permite a diversão ao ar livre com total privacidade”, acrescentou o estúdio.
Esse recurso também ajuda a iluminar a sala, que ocupa o centro da planta e fica próxima à cozinha, sem ter um layout totalmente aberto.
“Para evitar o desperdício de espaço para um corredor, as salas se sobrepõem e naturalmente criam um eixo de circulação para os quartos”, explicou o estúdio de arquitetura.
Os dois quartos da casa estão localizados no extremo oeste da casa.
O maior dos dois quartos tem seu próprio banheiro, enquanto o menor compartilha um banheiro com o resto da casa.
Dupont Blouin também incluiu um escritório em casa, que fica de frente para o pátio no lado sul da casa. Segundo os arquitetos, este espaço recebe a melhor luz solar da manhã.
A fotografia é de Olivier Blouin.
Créditos do projeto:
Arquitetos e designers: Marie-Josée Dupont, Olivier Blouin
Áudio e vídeo: Kébecson
Consultor de cozinha: Dupont Blouin
Marceneiro: Cédric Uss
Iluminação: EDP, Lambert & fils
Eletrodomésticos: Bertazzoni, Thermador, Rocket
Móveis: Dupont Blouin, Kastella
Luminárias: Aquabrass
Terrazzo e mármore: Stonix, Ciot
Bancada: Ceasarstone