Moda, Beleza, Cultura, Lifestyle, Tech, Arquitetura, Design, AD
6 ambientes que traduzem a decoração e o design na América Latina
O que define a casa latina? Neste editorial exclusivo, Casa Vogue materializa o jeito de morar do continente alegre e intenso
7 ambientes que traduzem a decoração e o design na América Latina — Foto: Rogério Cavalcanti
Um décor intenso e alegre, que transmite calor. Entre peças de diversas origens desta porção da América (Brasil incluído), um diálogo firme se estabelece tanto pela força expressiva dos móveis e objetos quanto pela reverência à natureza – presente na vegetação e na representação de animais. O resultado é a perfeita expressão da latinidade. Inspire-se a seguir:
Da esq. para a dir., luminária de piso Pitanga, de Adriana Yazbek. Mesa lateral azul Mezza Dozzina, de Monica Piloni e Pedro Useche, na Vermeil; sobre ela, copo da coleção Água, de Maria Paz Yachan, da Paz! Design + Cerâmica, na Boobam. Poltrona Medellín, design César Giraldo para a Tidelli; sobre ela, almofada Folhas, de Michele Wharton. Mesas de apoio Pipa, de Luisa Attab, na Boobam; sobre uma delas, escultura Sereia, de Vavan, da Ilha do Ferro, na Annesso. Poltrona Bowl (1951), design Lina Bo Bardi para a Móveis Ambiente, na Diletante42; sobre ela, almofada Flores, de Michele Wharton. Na parede, tinta Raiar do Dia, da Sherwin-Williams, e quadros Sem Título (à esq.) e Ojo con Círculo (à dir.), ambos de Feliciano Centurión, na Almeida & Dale. No piso, tapete Do Mar, design Regina Silveira para a By Kamy. Plantas da Galeria Botânica.
Da esq. para a dir., rede Swing Terracota, de Veronica Cordeiro, na Refúgio Design. Mesa auxiliar Anunaqui alta, design Paco Álvarez para a Casa Atica; sobre ela, escultura Polvo, de Paula Juchem, na Janaina Torres Galeria. Banco Basso, design Jader Almeida para a Sollos, na Jader Almeida São Paulo. Pote Mutsukuri Uwitsai Waura, da etnia uaurá, do Xingu, na Dpot Objeto. Escultura Três Bichos, de Francisco Graciano, na Annesso. Banco Toki I, design Pedro Useche para a Mac Design. Na parede, tinta Floreira de Pátina, da Sherwin-Williams, e quadro Sem Título (2006), de Carlos Amorales, na Almeida & Dale. No piso, tapete Alexa Kinstsugi A, design Patricia Anastassiadis para a El Espartano. Plantas da Galeria Botânica.
Em primeiro plano, da esq. para a dir., poltrona Palma, design Bruno Simões para a Breton. Escultura Animal Colorido, de Bedeu, da Ilha do Ferro, na Annesso. Mesa de apoio componível Kaluh, design Nelson Amorim e Roberto Cimino para a Artefacto Beach & Country; sobre ela, escultura Ravenna, de Paula Juchem, na Janaina Torres Galeria. Cadeira Fuji, design Tiago Curioni para a Toca da Movelaria, na Dunelli. Ao fundo, luminária pendente Lora, de Marcelo Dabini e Nadia Corsaro, da Weplight, na Dimlux. Armário baixo Tangará, design Luis Pons para a Vermeil; sobre ele, esculturas Cabeça Thimoteo e Cabeça Caboclo, e, em seu interior, escultura Cabeça Silmara, todas de Richard Calhabéu, na Dpot Objeto, e tecido Jacquard Tile, design Renata Gaia para a EcoSimple Tecido Sustentável. Na parede, tinta Azul da Alegria, da Sherwin-Williams, e obra têxtil Ciervo (1994), de Feliciano Centurión, na Almeida & Dale. No piso, tapete Tramas 1 Tuffeds, design Luisa Editore para a By Kamy. Plantas da Galeria Botânica.
Da esq. para a dir., escultura Sebastião, de Christian Pentagna e Daniel Jorge, na Papelaria. Mesa lateral Thalia, design Patricia Anastassiadis para a Artefacto; sobre ela, cachepô Polución, de Federico Varone, da Varone Studio. Poltrona Butterfly (1939), de Antoni Bonet, Juan Kurchan e Jorge Ferrari-Hardoy, da Futon Company; sobre ela, almofada Estrela, de Michele Wharton. Ao fundo, tela The Horny Ghost 05 (2007), de Carlos Amorales, na Almeida & Dale. No piso, tapete Escandinavo, design Giácomo Tomazzi para a Decoralle Tapetes. Plantas da Galeria Botânica.
Da esq. para a dir., banco Louis, design Petrus Ateliê para a Casa-Bravo; sobre ele, escultura Cabeça com Pássaro, de Cícero, da Ilha do Ferro, na Annesso. Mancebo LBB, de Lina Bo Bardi, reedição da Etel. Poltrona Zipolite, design Paco Álvarez para a Casa Atica; sobre ela, tecido Jacquard Genética, design Lully Vianna para a EcoSimple Tecido Sustentável. Carrinho Duplex, design Pedro Useche para a Novo Ambiente; sobre ele, vasos Oreille Droite e Demi-Oreille, de Maraí Valente, da Pellle, com execução do artesão Vasique Leôncio Filho, na Boobam. Escultura Territórios Instáveis (2018), de Rodrigo Pinto, na Particular Gallery. Na parede, tinta Raiar do Dia, da Sherwin-Williams, e tela Cascada (2007), de Hernán Salamanco, na Almeida & Dale. No piso, tapete Malla, design Cristián Mohaded para a El Espartano. Plantas da Galeria Botânica.
Da esq. para a dir., banco Arco Duplo, de Lucas Neves, da Arbol Arts. Poltrona Gafanhoto, design Pedro Useche para a Mac Design. Mesa auxiliar Anunaqui baixa, design Paco Álvarez para a Casa Atica; sobre ela, escultura Mão Tríplice, de Richard Calhabéu, na Dpot Objeto. Na parede, tinta Azul da Alegria, da Sherwin-Williams, e tapeçaria Floresta Noturna, de Eva Soban, na Vermeil. No piso, arazzo Detalhe a Conquista I, de Gilvan Samico, na By Kamy. Plantas da Galeria Botânica.
*Estilo Adriana Frattini | Produção Lucas Freitas | Assistente de Fotografia Isabela Takikawa | Assistentes de Produção Miriam Souza E Sueli Santos |Contrarregras Raphael Santos, Roni Evangelista E Sergio Oliveira | Cenografia Vegetal Gabriela Nora, da Galeria Botânica