Integração de ambientes com foco no receber bem transforma apê paulistano

Apartamento de 270 m² nos Jardins, em São Paulo, ganha a identidade da família que adora receber visitas
TEXTO MATTHEUS GOTO

A sala de estar capta a essência do projeto, com base de cores neutras e destaque para as obras de arte do acervo pessoal. Entre as peças estão Planeta dos Macacos, de Nelson Leirner; The Kiss, de Banksy (Foto: Valentino Fialdini / Divulgação)
SALA DE ESTAR | A sala de estar capta a essência do projeto, com base de cores neutras e destaque para as obras de arte do acervo pessoal. Entre as peças estão ‘Planeta dos Macacos’, de Nelson Leirner; ‘The Kiss’, de Banksy; quadros da Galeria Choque Cultural e da Galeria Mônica Filgueiras e pranchas de skate por Felipe Cama, da Galeria Leme. No living, o sofá é da ,ovo (Foto: Valentino Fialdini / Divulgação)

Festa poderia ser o nome do meio da família Salvanha Ardessore. Esse foi um dos critérios que Gleidys, Nando e Sophia consideraram ao escolher um novo lar. Os três adoram receber visitas em casa: a mãe é publicitária; o pai, DJ e dono de um salão de cabeleireiro; e a filha, cantora e estudante de música.

Em busca de um estilo de vida mais prático, morando mais próximo ao local de trabalho, eles encontraram um apartamento de 270 m² em prédio antigo nos Jardins, em São Paulo. Antes de fechar o negócio, consultaram o arquiteto Gabriel Garbin (@studiogabrielgarbin) para avaliar o potencial do imóvel. “O espaço estava detonado. Era compartimentado e pouco iluminado, mas percebi que, com algumas soluções, eles teriam uma joia em mãos”, diz o profissional.

reforma começou em junho de 2018 e terminou em agosto de 2019, com a integração como prioridade. “Quase todas as paredes foram derrubadas”, conta Garbin. As salas de estar e de televisão foram abertas, permitindo maior entrada de luz e ganharam uma cozinha gourmet com churrasqueira ao fundo, para Nando cozinhar quando recebem visitas. Dos três dormitórios, originalmente apenas um era suíte, mas agora todos têm banheiro particular.

A área social do apartamento é toda integrada. O hall de entrada tem instalação azul da Montageart, quadro adquirido em viagem ao exterior, banco preto da Micasa e peça vermelha da Vitra (Foto: Valentino Fialdini / Divulgação)
ÁREA SOCIAL | A área social do apartamento é toda integrada. O hall de entrada tem instalação azul da Montageart, quadro adquirido em viagem ao exterior, banco preto da Micasa e peça vermelha da Vitra (Foto: Valentino Fialdini / Divulgação)

Além de redefinir o layout, o escritório do arquiteto selecionou os revestimentos e o mobiliário, com peças criadas por novos nomes do design brasileiro. Para completar, a sala recebeu uma mesa de som, à disposição do DJ, e a composição de obras de arte contemporânea colecionada pelos moradores.

O resultado é um projeto atemporal, onde os revestimentos quentes e neutros, com predomínio da madeira cumaru no piso, dão espaço para os pontos focais de cor em destaque nas paredes. “A ideia foi usar o mínimo possível de materiais e não recorrer a modismos. Assim, dá para mudar o mobiliário sem precisar interferir na caixa arquitetônica”, comenta o arquiteto.

A parte favorita de Garbin pode passar despercebida, mas coroa a atmosfera alegre, minimalista e urbana do projeto: uma janela amarela com vista para o horizonte de São Paulo, repleto de prédios. “Antes essa era só uma janela na área de serviço e agora oferece uma bela visão do movimento da cidade lá embaixo. Para mim, esse frame é uma licença poética.”

A sala de televisão tem sofá de Sergio Fahrer, poltrona da Dpot, tapete da Phenicia e bolas de bilhar da ovo. Iluminação da Lumini e piso de madeira cumaru da Indusparquet (Foto: Valentino Fialdini / Divulgação)
SALA DE TELEVISÃO | Sofá de Sergio Fahrer, poltrona da Dpot, tapete da Phenicia e bolas de bilhar da ,ovo. Iluminação da Lumini e piso de madeira cumaru da Indusparquet (Foto: Valentino Fialdini / Divulgação)
A cozinha gourmet ao fundo do living foi pensada para servir e receber visitas. Pendente da Fas Iluminação, mesa de jantar da ,ovo e cadeiras da Micasa. Estante metálica com nichos executada pela Villa Ferg, marcenaria da Artigiano  (Foto: Valentino Fialdini / Divulgação)
COZINHA GOURMET | A cozinha gourmet ao fundo do living foi pensada para servir e receber visitas. Pendente da Fas Iluminação, mesa de jantar da ,ovo e cadeiras da Micasa. Estante metálica com nichos executada pela Villa Ferg, marcenaria da Artigiano e revestimentos Sleek Concrete, da Caesarstone (Foto: Valentino Fialdini / Divulgação)
Detalhe da janela com vista para o Centro da cidade. Banquetas da Cremme (Foto: Valentino Fialdini / Divulgação)
DETALHES | Detalhe da janela com vista para o Centro da cidade. Banquetas da Cremme (Foto: Valentino Fialdini / Divulgação)

“O coração do projeto é o living, lugar bastante frequentado da casa, onde recebem visitas.”Gabriel Garbin

Louças da Deca, bancada e piso de mármore branco piguês da Itu Mármores e metais da Hansgrohe (Foto: Valentino Fialdini / Divulgação)
BANHEIRO | Louças da Deca, bancada e piso de mármore branco piguês da Itu Mármores e metais da Hansgrohe (Foto: Valentino Fialdini / Divulgação)

“Nós adoramos uma estética clean e minimalista, com objetos e cores mais leves.”Gleidys Salvanha

Seguindo a paleta do projeto com predomínio de tons neutros, a suíte recebeu cama da Auping; painel ripado Miniwave, da Hunter Douglas; cortina da Uniflex Gabriel; luminárias da ,ovo e roupa de cama da Zara Home (Foto: Valentino Fialdini / Divulgação)
SUÍTE | Seguindo a paleta do projeto com predomínio de tons neutros, a suíte recebeu cama da Auping; painel ripado Miniwave, da Hunter Douglas; cortina da Uniflex Gabriel; luminárias da ,ovo e roupa de cama da Zara Home (Foto: Valentino Fialdini / Divulgação)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.